BALÍSTICA APLICADA AO DIREITO

Carga Horária360h
CategoriaPós-Graduação
ModalidadeOnline
ÁreaDireito

Sobre

A violência no Brasil alcançou níveis alarmantes e vários são os crimes cometidos com emprego de armas de fogo, em que pese vigorar uma severa legislação restritiva ao seu acesso no país. Os cursos de Direito em geral acabam focando em áreas relacionadas as ciências jurídicas, não oferecendo ou oferecendo de forma muito discreta em suas grades, disciplinas que guardem relação com a Balística, ramo oriundo da Física, relacionada ao lançamento de projéteis. Ocorre que uma deficiência na correta compreensão da estrutura, funcionamento, mecanismos e demais fenômenos que ocorrem no processo de disparo de uma arma de fogo podem ocasionar equívocos irreparáveis na atuação do profissional, em especial daqueles que trabalham direta ou indiretamente com o Direito Penal (lato sensu). Inédita no país, a Especialização visa preencher essas lacunas e formar profissionais capazes de compreender e aplicar corretamente os conhecimentos técnicos relativos a Balística, desconstruindo paradigmas difundidos nos meios jurídico e social.

Diferenciais do Curso

  • Programa de pós-graduação pioneiro no país, associando aspectos próprios do ramo do Direto Penal aos estudos físicos da Balística;
  • Conteúdo elaborado com base nos principais temas relativos a Balística cujo conhecimento é indispensável para a atuação de operadores do Direito que exercem suas funções ligadas direta ou indiretamente a área criminal;
  • Corpo docente composto por profissionais de renome na área de Segurança Pública, com grande conteúdo teórico e experiências práticas decorrentes de suas atuações profissionais.  

Objetivo Geral

  • Capacitar os profissionais do Direito ligados à área criminal, bem como toda pessoa com nível superior que possua interesse na temática apresentada, dos conhecimentos sobre Balística.

Objetivos Específicos

  • Compreender aspectos conceituais, históricos e legais relacionados às armas de fogo e munição aplicáveis no país;
  • Expor conceitos teóricos da física aplicáveis ao disparo de arma de fogo;
  • Apresentar o conceito de Balística e aprofundar o estudo das suas divisões;
  • Identificar os principais calibres das armas e suas respectivas munições;
  • Descontruir uma série de mitos difundidos nos meios jurídico e social que envolvem a legítima defesa através do emprego de arma de fogo.

Mais informações

Metodologia

DURAÇÃO DO CURSO: 12 meses letivos

AULAS AO VIVO: Aulas ao vivo, com dia e hora marcados; Parte das aulas acontecem ao vivo com o professor e a outra parte, no intervalo entre um encontro e outro, se completa com atividades de pré e pós-aula.

INTERAÇÃO COM O SEU PROFESSOR EM TEMPO REAL: Durante as aulas ao vivo, você poderá interagir com o seu professor, tirando dúvidas e participando em tempo real. 

APRENDA E APLIQUE:  Durante o período de execução dos módulos, você terá acesso a curadoria de materiais realizada pelo seu professor. Na curadoria você irá encontrar materiais de fixação, estudos de caso, dicas adicionais e outros para complementar o tema.  

TCC não obrigatório.

Público alvo

Profissionais do setor jurídico (advogados, magistrados, promotores de justiça, servidores públicos etc.), agentes que atuam na área da segurança pública (policiais civis, policiais federais, policiais militares estaduais, policiais penais, policias rodoviários federais etc.), membros das forças armadas (exército, marinha aeronáutica), praticantes de tiro desportivo, bem como todo aquele que possua graduação em nível superior e que aprecie o mundo das armas de fogo.

POLÍTICA DE DESCONTOS

CONVÊNIO EMPRESAS - 20% 

  • Confira as empresas conveniadas clicando aqui.
  • Ao finalizar sua inscrição, informe o voucher CONVENIOEMPRESAS20
  • Válido para associados a ABRH, ACIJS, ACIJ, ACISBS, SINDICONT, FEHOESC, Gremio Whirlpool, OAB, CAASC, Secretaria de Educação de Jovens e Adultos, CDL de Jaraguá do Sul e DIOCESE de Joinville,
  • Na matrícula, obrigatoriamente, deverá anexar Declaração de Vínculo Empregatício.


EGRESSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO CATÓLICA SC - 30%

  • Se você já fez uma pós-graduação aqui na Católica SC, você tem um super benefício - 30% em todas as mensalidades (válido para cursos concluídos). 
  • Ao finalizar sua inscrição, informe o voucher EGRESSOPOS


EGRESSOS CATÓLICA SC - 20%

  • Se você concluiu sua graduação na Católica SC, você tem desconto de 20% em todas as mensalidades da pós-graduação.
  • Ao finalizar sua inscrição, informe o voucher EGRESSOSCATOLICASC20


Obs.: As bolsas e descontos não são cumulativos.

Dúvidas? Fale conosco

Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.