ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

DUPLA CERTIFICAÇÃO – Católica SC/PUCPR de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Carga Horária636h
CategoriaPós-Graduação
ModalidadePresencial
ÁreaEngenharia

Sobre

Organismos internacionais como a OIT - Organização Internacional do Trabalho apresentam normas amplas sobre segurança e saúde em forma de diretrizes que devem ser adotadas nas empresas, cuja aplicação é fiscalizada pelo Ministério do Trabalho. Devido ao grande número de empresas que necessitam atender a legislação trabalhista vigente, o Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, é um passo importante, pois contribui para formação de profissionais para melhorar as condições de trabalho nas indústrias, e também preparar docentes para o ensino superior nesta área. O Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da PUCPR vem, portanto, ao encontro das necessidades de formar profissionais qualificados para atuarem na área de Segurança e Higiene do Trabalho, conforme recomenda as Normas Regulamentadoras, e com condições técnicas para reconhecer, avaliar, atuar e controlar os riscos à integridade física e psicológica de trabalhadores em suas atividades laborais, garantindo a defesa dos agentes agressivos existentes nos ambientes de trabalho.


As primeiras 16 semanas (196 h) do curso serão totalmente realizadas na modalidade online em virtude das ações para combater o Covid-19. Esta carga horária poderá ser estendida de acordo com as medidas restritivas de combate a Covid-19 impostas pelo Governo de Estado de Santa Catarina. Tudo isto em conformidade com que determina a portaria nº 1.038 do MEC, de 7 de dezembro de 2020, que versa sobre o retorno às aulas presenciais e sobre o caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus.

Organizadores

  • KEY FONSECA DE LIMA

    KEY FONSECA DE LIMA

    Professor do PPGEM (Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica da PUCPR) e coordenador do Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho. Engenheiro Mecânico (CEFETPR), Mestre em Engenharia Mecânica pela PUCPR e Doutor em Vibrações e Acústica pela UFSC.

Mais informações

Objetivos

Habilitar profissionais das áreas da engenharia, arquitetura e agronomia para atuarem em empresas públicas e/ou privadas na prevenção e controle de acidentes do trabalho. 

Público alvo

Graduados em Engenharia (todas as modalidades) e  Arquitetura. 

Conforme a Lei n° 7.410 de 27 novembro de 1985 e o Decreto n° 92.530 de 6 de abril de 1986 somente graduados em engenharia (todas as modalidades) e arquitetura podem exercer a função de especialistas em Engenharia de Segurança do Trabalho. Podem se matricular demais graduados e tecnólogos sabendo que estes não vão receber as atribuições de Engenheiros de Segurança do Trabalho conforme a lei e o decreto acima relacionado.

POLÍTICA DE DESCONTOS

Convênio com empresas: 20% 

  • Confira as empresas conveniadas clicando aqui.
  • Ao finalizar sua inscrição, informe o voucher CONVENIOEMPRESAS20
  • Válido para associados a ABRH, ACIJS, ACIJ, ACISBS, SINDICONT, Gremio Whirlpool, OAB, CAASC, Secretaria de Educação de Jovens e Adultos, CDL de Jaraguá do Sul e DIOCESE de Joinville,
  • Válido para colaboradores e seus dependentes de primeiro grau (filhos e cônjuges)
  • Na matrícula, obrigatoriamente, deverá anexar Declaração de Vínculo Empregatício.

Egressos da Católica SC ou PUCPR: 20%

  • Ao finalizar sua inscrição, informe o voucher EGRESSOSCATOLICASC20

Obs.: Bolsas não cumulativas

Conteúdo programático

Dúvidas? Fale conosco

Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.